A fronteira entre realidade e ficção vem se tornando cada vez mais estreita. Na indústria cinematográfica, transgride os limites entre o real e o imaginário. Reflete lutas, vitórias, derrotas, sonhos, realizações e esperanças. Desvenda fantasias, angústias, injustiças e felicidades refletidas do povo. Audaciosa, ultrapassa as fronteiras territoriais. Casa o real com o imaginário. Estabelece relações de cumplicidade dentro e fora da tela com o espectador.
Mas até que ponto o cinema é realidade ou ficção? Estaria ele retratando a realidade fidedigna? Seria ele um reprodutor quase mecânico do real em que a câmera capta e transmite fielmente as relações relevantes que existem na realidade? Ou o poder de construção da realidade estaria concentrado nas mãos do cineasta que manipula sua matéria-prima e transforma-a em um produto audiovisual segundo sua visão artística e particular dos acontecimentos?

Bem elaborada esta visão centrista dos acontecimentos cinematográficos, estreitamente se relacionando com a realidade, parabéns Jumani!!!
ResponderExcluirhttp://www.sobrenatural.org/relato/detalhar/3385/incrivel/
ResponderExcluirhttp://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100622123952AAaKjGe
ResponderExcluir